Páginas

sábado, 16 de junho de 2018

três

virei e vi o Gil
Helena: ah é você - ri - nós temos que parar de nos encontrar hein - ele riu 
Gil: não precisa não - ri - não sabia que você corria 
Helena: quando tenho tempo e disposição eu gosto de sair pra correr ou caminhar 
Gil: eu também 
Helena: olha só que coincidência - falei num tom um pouco irônico e rimos 
Gil: na verdade quase sempre corro pela manhã - falou mexendo no celular - pô nem te dei um beijo - riu e veio pra me cumprimentar 
Helena: não mas eu to toda suada 
Gil: eu também - riu e beijou minha bochecha e eu sorri - sorriso lindo, agora sim meu dia vai ser bom 
Helena: ai para - ri desviando o olhar dos olhos dele 
Gil: desculpa - riu e fomos caminhando juntos. depois eu fui pra casa, a Babi abriu a porta e entrei 
Helena: ontem mesmo eu te disse que ia me afastar dessa gente aí conhecida por Deus e o mundo e adivinha quem eu encontro? o tal do Gil, nunca mais corro na minha vida - ela riu 
Bárbara: calma Le, não foi proposital - riu - vai tomar um banho 
Helena: me da um abraço primeiro - estiquei os braços 
Bárbara: não, sai daqui - desviou e foi pra cozinha, eu ri e subi. entrei no quarto e fui direto pro banheiro, tirei minha roupa e tomei um banho demorado pra relaxar. saí, me enxuguei e me enrolei na toalha e fui pro closet, vesti as peças íntimas e uma roupinha, depois desci. 
Helena: o almoço já ta pronto?
Bárbara: e quem te disse que vou fazer almoço pra ti? 
Helena: vai, eu sei que vai 
Bárbara: aff ta quase pronto - ri. fiquei mexendo no celular e conversando com ela, quando ficou pronto nós almoçamos e eu limpei tudo pra Babi ir se arrumar. terminei e subi pra trocar de roupa, penteei meu cabelo, peguei minha bolsa e desci. logo a babi desceu e fomos saindo, fomos no meu carro, quando chegamos, estacionei e entramos. dei oi pra Ju e fui pra minha sala. me arrumei, arrumei tudo na minha sala e cinco minutos depois já comecei a atender... a tarde foi tranquila hoje, peguei minhas coisas e fui pra recepção 
Juliana: doutora?
Helena: oi - falei mexendo na minha bolsa 
Juliana: tem visitas para você 
Helena: pra mim? 
Juliana: sim - arqueei uma das sobrancelhas ainda encarando a bolsa e levantei a cabeça olhando pra direção das cadeiras e vi a Rafaela 
Helena: oi? - fiz uma cara estranha e ela riu 
Rafaela: desculpa vir aqui no seu trabalho 
Helena: não, que isso, não tem problema - ela levantou e nos cumprimentamos com dois beijinhos - tudo bem?
Rafaela: tudo sim.. é, eu vim fazer um convite pra você e a Babi
Bárbara: opa se for pra comer eu topo - falou chegando ali e a Rafaela riu
Helena: sempre né Bárbara 
Rafaela: vim chamar vocês pra jantar 
Bárbara: aceitamos - ri, nos despedimos da Ju e fomos saindo 
Rafaela: ótimo, vamos?
Helena: é.. agora? eu queria ir em casa, tomar um banho, trocar de roupa 
Rafaela: Helena você está linda assim 
xx: concordo - olhei e era o Gil que estava se aproximando da gente, sorri envergonhada e ele sorriu também 
xx: eu também concordo - virei e vi o Edu, sorri negando com a cabeça e ele colocou o braço em volta do meu pescoço e eu entrelacei a minha mão na dele 
Bárbara: puxa saco - eu e ele rimos 
Rafaela: oi, quer ir jantar com a gente também?
Eduardo: oi Rafae..
Rafaela: Rafa, só - riu 
Eduardo: Rafa - riu - agradeço o convite mas não vai dar 
Helena: por que? - olhei pra ele 
Eduardo: por que o interesse? - riu e eu dei um tapa nele - minha mãe chegou lá em casa hoje, então vou ficar com ela 
Rafaela: ah que pena, na próxima você vai
Bárbara: se a Helena for é claro que ele vai - a Rafa riu 
Eduardo: não precisa ficar com ciúmes Babi - deu um beijo nela que fez cara de nojo e eu ri - então vou indo, bom jantar pra vocês - me deu um beijo na testa e eu sorri. ele se despediu dos outros e saiu 
Helena: eu quero ir em casa primeiro, eu posso? 
Rafaela: ma..
Gil: pode, claro - sorri. eu e a babi fomos no meu carro e eles nos seguiram, chegamos em casa e a babi foi se arrumar fiquei ali com eles pra não deixar eles sozinhos 
Helena: toda suada, podre, precisando de um banho e a Rafaela vem me dizer que estou linda - o gil riu - você é muito gentil Rafa - nós duas rimos 
Gil: eu também acho que você está linda assim mas se quis se trocar tudo bem 
Rafaela: viu só - revirei os olhos e eles riram. logo a babi apareceu e eu fui me arrumar, tomei um banho moderado, me enxuguei, vesti minhas peças íntimas, fui pro quarto e vesti minha roupa que tinha deixado separada, penteei meu cabelo, vesti meu sapato, coloquei o necessário na bolsa e desci respondendo minha tia no whatsapp 
Rafaela: uau que gata - olhei pra eles que fingiram palmas e eu ri super envergonhada 
Helena: vamos - eles foram indo na frente e eu puxei a babi - vamos no seu carro porque o meu ta com papéis, roupas.. ta horrível - ela riu e pegou a chave dela, saímos de casa 
Rafaela: ahn, eu vou ter que ir com uma de vocês duas pra mostrar o caminho e a outra vai com o Gil 
Bárbara: ok, você pode ir com ele - olhou pra mim e eu quis matar ela que só deu um sorrisinho 
Helena: ta - entrei no carro com ele que deu a partida 
Gil: não senti que queria vir comigo
Helena: como assim?
Gil: você falou de um jeito que eu vi que não queria vir comigo - eu ri 
Helena: não, nada a ver
Gil: você ta linda - me olhou por um segundo e depois virou pra frente 
Helena: para hein Gilmar - ele riu 
Gil: paro se me chamar só de Gil
Helena: ok, Gil - ri - nós vamos para onde? 
Gil: jantar na casa de um amigo
Helena: o Neymar? - ele não respondeu só riu - ta brincando né? 
Gil: tem algum problema? 
Helena: problema não tem mas eu nem conheço ele direito, na verdade eu nem conheço vocês direito não sei nem porque aceitei o convite - falei tudo tão rápido que nem notei o que falei, quando terminei de falar já senti meu rosto em chamas que vergonha 
Gil: olha, eu to brincando, é num restaurante ta? - meu deus fiz escândalo a toa, eu não acredito, agora sim meu rosto pegou fogo de vergonha, eu só fechei meus olhos e não falei mais nada - é.. sério tudo que falou? - fiquei quieta, pensei em não falar nada mas 
Helena: ahn.. não, é.. sei lá, não sei porque falei isso é.. não sei 
Gil: tudo bem, desculpa não devia ter brincado contigo
Helena: não Gil, tudo bem é que, é tudo muito recente, conheci vocês há uma semana atrás não sei é estranho sabe, sei lá e eu sou uma pessoa muito muito tímida e não tenho amizade com ninguém a não ser quem trabalha na clínica então é difícil pra mim particularmente por causa da timidez 
Gil: é da pra notar que você é bem tímida, desculpa então 
Helena: tudo bem - ficamos em silêncio por uns três minutos 
Gil: é, o doutor aquele - olhei pra ele - vocês tem alguma coisa? 
Helena: o Edu? - ele assentiu e eu ri - não, somos só amigos 
Gil: ah ta - riu. fomos conversando outros assuntos até chegar lá, quando chegamos ele estacionou e íamos entrar 
Helena: espera - ele parou - vai estar só nós quatro? to nervosa - ri de nervoso
Gil: não, vai ter outras pessoas mas calma, fica tranquila 
Helena: não consigo - dei dois passos pra trás - quero ir embora
Gil: não, vamos entrar, eu to contigo 
Helena: não da 
Gil: vem me da a mão - pegou na minha mão - se tu quiser ir embora tudo bem eu te levo mas não quer tentar entrar? a sua irmã ta lá e por mais que a gente se conheça por pouco tempo eu vou estar lá também, pode contar comigo 
Helena: ta, eu vou - ele sorriu e colocou uma mecha do meu cabelo para trás e fomos indo - vamos entrar de mãos dadas? vão pensar que sou tua namorada 
Gil: opa - ele riu e eu neguei com a cabeça, ele soltou minha mão e pegou na minha cintura e nós entramos. fomos até a mesa e a Rafa e a Babi já estavam lá, o Neymar e o Jota também e tinha mais dois homens 
Rafaela: demoraram hein 
Jota: Gil dirige igual uma tartaruga - o gil riu forçado 
Gil: boa noite pra vocês também 
Junior: boa - falou me olhando, eu desviei o olhar e me sentei do lado da Rafa e o Gil sentou do meu lado 
xx: é tua namorada Gil? - falou olhando pra mim 
Gil: não, é minha amiga Helena, Helena esses são Gustavo e Diogo 
Helena: oi - sorri e cumprimentei eles 
Jota: é um prazer te rever doutora - riram e eu cerrei ele com os olhos e neguei com a cabeça
Gil: deixa ela - o jota fez uma cara estranha e eu ri. fizemos nossos pedidos e ficamos conversando, na verdade eu estava um pouco por fora, até a Babi conversava com eles - ta tudo bem? - falou baixinho perto do meu ouvido
Helena: sim sim - dei um sorrisinho e ele sorriu 
Junior: hum tão de casalzinho é? - riu 
Gustavo: uma princesa linda dessas também 
Diogo: muito linda mesmo - senti meu rosto corar, o Gil olhou pra mim e segurou minha mão por baixo da mesa e eu apertei forte a mão dele 
Gil: nós somos só amigos pô
Rafaela: vocês são chatos, não liga pra eles Helena - dei um sorrisinho 
Junior: desculpa aí - falou me olhando, revirei os olhos e desviei o olhar. nossos pedidos chegaram, comemos entre conversas, fui me soltando aos poucos, quando não estão fazendo tiradinhas sem graça pra cima de mim são legais. depois que terminamos saímos do restaurante, algumas pessoas paravam o Neymar pra tirar foto, e pediam para que eu tirasse, que ótimo né. - valeu fotógrafa - falou perto do meu ouvido e eu senti um leve arrepio, fechei os olhos por um segundo e virei pra ele 
Helena: de nada - sorri e fui pra perto da babi que se despedia deles 
Rafaela: nos vemos outro dia né?
Helena: claro - a babi me olhou, disfarçadamente, com cara de surpresa e o gil sorriu pra mim e eu sorri de volta 
Bárbara: vamos Le - demos tchau e entramos no carro, antes da Babi dar a partida, bateram no vidro do meu lado, olhei e era o gil, abaixei o vidro 
Helena: oi - sorri
Gil: bem?
Helena: sim, obrigada gil - sorri e ele sorriu 
Gil: fico feliz.. a gente se vê? - assenti
Helena: tchau - segurei o rosto dele e lhe dei um beijo na bochecha, ele sorriu e a Babi deu a partida 
Bárbara: hum o que eu perdi? - ri
Helena: nada, a gente só conversou no caminho sobre a minha timidez e ele me ajudou, ele não deu em cima de mim e nada só entendeu e me ajudou 
Bárbara: ah que fofo mas ele gosta de você hein
Helena: eu também to gostando dele
Bárbara: mas tenho certeza que os gostos de vocês não são iguais - não falei nada, na verdade mudei de assunto. quando chegamos em casa, tirei minha roupa, tirei a maquiagem, vesti meu pijama, escovei os dentes, deitei e dormi na hora. 
11 de janeiro, acordei por vontade própria, olhei no celular e acordei antes mesmo do despertador. resolvi ficar deitada um pouquinho, peguei meu celular e entrei no instagram, tinha notificações numa foto que me marcaram, olhei e era a rafaela 

rafaella a doutora mais gata de Paris ❤
anjoneymar essa garota que está com vc que linda elaaa
gilcebola lindas ❤
fofoquei gatass
amorbrunam quem é essa 
babiversiani me senti deixada de lado e ofendida agora hein
rafaella: @babiversiani nãoo vc também é a doutora mais gata de paris que mora no meu coração hahah
lurocha duas lindas 
neymarjr lindas! 
helenamondoni lindona ❤😘
curti algumas fotos e acabei dormindo com o celular na mão. acordei no susto e em cima da hora, levantei, fui pro banheiro, fiz minhas higienes e fui direto pro banho. saí, me enxuguei, me enrolei na toalha, fui pro closet, vesti minhas peças íntimas e minha roupa, arrumei meu cabelo, a minha bolsa que estava uma bagunça, calcei o sapato, peguei meu celular e saí. a babi já estava pronta, peguei só uma maçã e saímos. (...) O dia hoje foi tranquilo, fomos pra casa e depois do jantar assistimos um filme no meu quarto e eu acabei dormindo. 12 de janeiro, acordei com o despertador da Babi, ela me deu um beijo na bochecha e foi pro quarto dela, levantei numa moleza e fui pro banheiro, fiz minhas higienes e tomei banho. quando saí, fui pro closet pegar minhas peças íntimas e minha roupa, vesti e fui pro quarto, penteei meu cabelo e deixei ele solto, calcei o sapato, peguei a bolsa e o celular e desci. 
Bárbara: bom dia flor do dia 
Helena: bom dia dona Bárbara - tomamos café conversando e quando terminamos, escovei os dentes e saímos no carro dela. - bom dia jujuba 
Juliana: bom dia doutoras, hoje você tem poucos pacientes Helena, vai sair mais cedo 
Helena: oba - ri e elas riram junto
Bárbara: você veio de carona comigo, vai ter que me esperar, obaa - ela e a Ju riram e eu fiz cara feia. me despedi delas e fui pra minha sala, me arrumei e estava arrumando minhas coisas quando bateram na porta, dei permissão pra entrar 
Eduardo: bom dia - falou entrando - quanto tempo - ri 
Helena: bom dia amorzinho - ele sorriu e me abraçou - tudo isso é saudades é? - ri e ele desfez o abraço segurando meu rosto e me deu um selinho - Edu - afastei ele 
Eduardo: desculpa, desculpa - se afastou coçando a cabeça - tudo bem? - assenti - a gente se vê depois e na saída então? 
Helena: vou sair mais cedo hoje - ele fez uma cara estranha - não querem que eu trabalhe - ele riu, acenou pra mim e saiu. respirei fundo, ajeitei tudo e logo comecei a atender... na hora do almoço, almocei com a babi e quando o Edu chegou eu já estava de saída pra atender.. atendi dois pacientes e chamei o terceiro - Neymar, tudo bem?
Junior: me chama de Junior pô
Helena: ok júnior - ri - ta fazendo o que aqui? 
Júnior: ué o que se faz no dentista?  - riu 
Helena: ta certo, desculpa - riu, fiz tudo que tinha que ser feito, era o mesmo caso da Rafaela - pronto
Júnior: obrigado doutora 
Helena: eu que agradeço - sorri e fiz umas anotações - você marca com a recepcionista a próxima vez que tiver que vir ok? - ele assentiu me encarando e não falou nada - ok? - falei depois de uns 20 segundos insuportáveis de silêncio 
Júnior: claro, desculpa
Helena: ué - ri e coloquei a luva no lixo 
Júnior: você é muito linda, me tirou o foco - ri envergonhada
Helena: obrigada - sorri e ele retribuiu o sorriso e ficamos nos encarando por segundos, já falei que me perco nos olhos dele toda vez que os vejo? aqueles olhos verdes me hipnotizam, tudo para quando eu olho nos olhos dele. estava em transe quando percebi que ele estava se aproximando, me afastei - ahn.. é.. era só isso então? você é meu último paciente de hoje - falei já arrumando minhas coisas
Júnior: é.. claro, claro desculpa - foi indo em direção a porta - tchau 
Helena: tchau - sorri e acenei, ele saiu, sentei na minha cadeira respirando fundo e soltei um sorriso, meu jesus para Helena!! Me arrumei, peguei minha bolsa e saí da minha sala mexendo no celular
xx: oi - olhei e era o Neymar
Helena: oi, ta aqui ainda - ri - tchau juju - mandei beijos pra ela, sorri pra ele e saí. decidi chamar um uber né, já que não tinha como ir embora
Junior: ta esperando quem? - falou chegando do meu lado
Helena: ninguém
Júnior: cadê seu carro?
Helena: em casa, vim no carro da babi e ela só vai embora depois
Junior: eu te levo então pô
Helena: não, que isso, eu já to chamando um uber
Júnior: que isso, eu te levo, vamos - falou indo em direção ao carro dele e eu fiquei parada pensando se ia ou não - vem Helena, eu te levo na boa - continuei parada - não quer que eu vá te buscar aí né? - riu e eu fui indo, entrei e ele deu a partida - vou te levar de boa, sem te incomodar - ri
Helena: obrigada 
Júnior: me fala por onde tenho que ir - fui falando o caminho pra ele e logo chegamos
Helena: obrigada - tirei o cinto 
Júnior: não vai nem me convidar pra entrar? - riu e eu acabei rindo junto
Helena: se você quiser - dei de ombros, ele desligou o carro e desceu, acho que quis kkk desci do carro e fui indo em direção a porta de casa, abri e entramos - não repara a bagunça, eu arrumo mas a Bárbara não consegue manter as coisas organizadas
Júnior: ta bom - falou rindo e olhando tudo
Helena: eu disse pra não reparar - ele riu
Júnior: desculpa - falou rindo - ta tudo arrumadinho - revirei os olhos e ri - vocês não sentem falta da família de vocês morando aqui sozinhas? 
Helena: claro que sentimos mas temos uma a outra
Júnior: mas quando uma sai e a outra fica? 
Helena: isso nunca aconteceu
Júnior: sério? quanto tempo que vocês moram aqui mesmo?
Helena: uns três anos
Júnior: caralho - ri, sentei no sofá e ele sentou do meu lado - mas nas férias vocês vão pro Brasil né? 
Helena: sim
Júnior: mas e se tu namorar com o gil, vai deixar ela sozinha às vezes né? - olhei pra ele e ri
Helena: eu não vou namorar com gil nenhum que isso 
Júnior: ué mas vocês juntos no jantar, o jeito que se olhavam e chegaram juntos e tudo mais
Helena: ele te falou alguma coisa sobre namoro ou sobre mim? - ele negou - então... acho que se nós estivéssemos namorando ou perto disso ele te contaria não?
Júnior: sim mas sei lá vai que tu não quisesse que ele falasse
Helena: não - ri - somos só amigos, recentes mas somos, só quero a amizade dele 
Júnior: e já falou isso pra ele? acho que talvez ele não pensa assim - riu 
Helena: é melhor pensar então porque não vai rolar - ele riu - talvez uns beijos até vai porque ele é bem gatinho - falei sem querer espontaneamente e quando notei o que disse morri de vergonha 
Júnior: ah é? - falou rindo e eu tapei o rosto - fala e fica com vergonha é - riu
Helena: para foi sem querer 
Júnior: ta bom, ta bom - falou ainda rindo e eu abaixei a cabeça de vergonha - parei - falou colocando uma mecha do meu cabelo pra trás e eu olhei pra ele e fiquei presa naqueles olhos - me fala de você - passou a mão pelo meu rosto acariciando o mesmo até chegar ao meu queixo e por fim afastar a mão 
Helena: é.. desculpa mas você não tem que ir? não quero ser inconveniente e nem to te expulsando mas
Júnior: não - olhou no relógio de pulso - ainda tenho tempo pra você - riu e eu revirei os olhos 
Helena: por que eu tenho que falar de mim? fala você de você
Júnior: já não conhece o bastante de mim? - riu e eu neguei 
Helena: não sou chegada em fofocas de famosos 
Júnior: não sabe nada sobre mim?
Helena: sei o básico, estrela do santos, foi pro barcelona, trio msn - ele riu - seleção brasileira, ouro olímpico, maior transferência do futebol indo pro psg, namora a atriz da globo e tem um filho - ele gargalhou - viu não sei muita coisa 
Júnior: é bastante coisa - riu - se não se interessa em fofocas como sabe sobre mim e a Bruna?
Helena: essa fofoca é impossível não saber né - rimos - e digamos que a recepcionista da clínica é sua fã então sei das coisas - ri 
Júnior: aquela que me atendeu? - assenti - sério? eu nem notei 
Helena: então ela não demonstrou, ela sempre disse que se um dia te encontrasse ia pular no teu colo e pedir foto - ele gargalhou - pelo visto ela se controlou por estar no trabalho - ri 
Júnior: ah mentira - riu 
Helena: é verdade e você não é o primeiro jogador a ir lá então ela já teve que se controlar antes, ela é muito fã de futebol sabe - ri e ele riu junto 
Júnior: e você não é? 
Helena: não fanática 
Júnior: você é de onde mesmo? torce pra qual time?
Helena: são paulo e flamengo 
Júnior: ué? - ele fez uma cara estranha e eu ri 
Helena: é que eu tenho um tio carioca que é flamenguista doente e fez eu gostar do flamengo o que deixa meu pai louco porque ele é palmeirense e se eu não fosse flamenguista com certeza seria palmeirense né - rimos 
Júnior: ah bom - riu - por que vocês escolheram vir trabalhar aqui tão longe? é pela sua tia?
Helena: é e não é né, a Babi é um ano mais velha que eu e quando eu me formei ela já trabalhava num consultório em são paulo mas veio o convite da minha tia pra nós virmos pra cá e claro que aceitamos, foi uma proposta irrecusável mas eu tenho vontade de voltar pra são paulo e abrir um consultório lá porém gosto muito daqui também - ele riu - mas ainda vou voltar pra lá, em breve talvez 
Júnior: sério? vai deixar Paris logo agora que eu cheguei e nos conhecemos? - ri 
Helena: sim 
Júnior: vou te convencer a ficar 
Helena: ah ta - ri 
Júnior: não posso perder de ver esse teu sorriso sempre que da - falou sério me encarando e eu abaixei a cabeça e espontaneamente dei um sorrisinho e encarei ele que colocou uma mecha do meu cabelo pra trás e se aproximou de mim, eu não tive reação nenhuma e não sei porque não tive, deixei acontecer mas meu celular apitou e aquele apito foi um "alô" pra mim acordar e eu me afastei. peguei o celular e era mensagem da babi, respondi ela dizendo que já estava em casa - é.. acho que preciso ir 
Helena: ok - sorri e ele ficou me encarando e depois olhou pra minha boca - ahn.. manda um beijo pra Rafa - ele "despertou" e assentiu - e pro Gil - ri
Júnior: pro Gil é um beijo também? - ri
Helena: ah pode ser - fiz pouco caso e ele riu 
Júnior: então vou lá mas eu volto - ri e ele levantou e eu levantei também e ficamos pertinhos um do outro, ele me deu um beijo na bochecha e eu sorri fazendo ele sorrir também - pode me levar até a porta doutora Helena?
Helena: claro jogador Neymar Júnior - ele riu e eu fui indo em direção a porta 
Júnior: me passa teu número? - arqueei uma sobrancelha - só pra manter o contato, caso precise - riu, pensei em não passar mas passei - não quis me aceitar no instagram mas tudo bem comento suas fotos por whats com você - ri 
Helena: vai comentar como se nem ve elas?
Júnior: eu dou meu jeito doutora - riu e veio até a porta - tchau - beijou minha bochecha mais uma vez 
Helena: tchau - ele sorriu e foi embora. fechei a porta e fui até o sofá, me sentei e fiquei pensando nele e um sorriso surgiu no meu rosto aff Helena para agora com isso, sai dessa pelo amor de deus!! liguei a tv e fiquei assistindo um filme.




gente, comentem muito por favor, quero saber o que vcs estão achando.. ♥

7 comentários:

  1. Se estamos gostando estamos amando 😍😍😍😍😍
    Estou achando ótimo vc postando direto faz um grupo no Whatsapp pra vc pode falar com todos e ficar mais juntos

    ResponderExcluir
  2. Impossível não gostar. Continua

    ResponderExcluir
  3. To amandooo, só não to gostando tanto do Gil com ela, pq depois possa ser que ele e o Júnior se estranhem, mas continuaaaa

    ResponderExcluir
  4. Haaaa posta o próximo já pq Está boom demais continua pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  5. Gil deveria se apaixonar pela "irma" dela. Está dando um ar de disputa. Entre amigos, não é legal.
    Continua

    ResponderExcluir
  6. continua!!!! amei a história, ja quero o próximo capítulo e adorei o jeitinho dela tímido (nao é como as outras histórias que as personagens sempre se acham demais) é bem diferente! adoreiii/// Isabel

    ResponderExcluir